segunda-feira, 10 de maio de 2010

SOCIEDADE CIVIL SE REUNE


UNIFICAR BANDEIRAS DE LUTA E PENSAR UMA CIDADE MELHOR: Tarauacá pretende reunir hoje cerca de 70 entidades do movimento social


Tem início hoje as 08:30h, no auditório do Sinteac, o Primeiro Encontro do Movimento Social de Tarauacá com a participação de cerca de 70 entidades.
O 1º encontro dos movimentos sociais de Tarauacá, objetiva consolidar, entre outras premissas, uma plataforma unitária de bandeiras e calendários de lutas para o conjunto do movimento social, elevando-o a um patamar mais avançado na luta por mudanças estruturais no município, no estado e no país. 
A idéia da realização do encontro surgiu no final de 2009, a partir de um encontro que reuniu as mais diversas entidades do movimento social e analisou o quadro caótico da administração pública municipal e a extrema precariedade e deficiência dos poucos serviços públicos oferecidos à população do município de Tarauacá.





O 1º Encontro dos Movimentos Sociais de Tarauacá é um espaço aberto de articulação, formação, discussão, debate e desenvolvimento de propostas de construção de políticas públicas das entidades e movimentos da sociedade civil, que se mobilizam para defender os interesses e as necessidades da população de Tarauacá e que se opõem ao estado de abandono e a negação de direitos constitucionais elementares. Esse encontro se propõe a fomentar, dentro do principio de respeito às diferenças e autonomia de expressão e formas de luta política dos diversos movimentos sociais, o debate e o aprofundamento da reflexão acerca de novos rumos para o município de Tarauacá. Promover o debate de idéias, a formulação de proposta, a troca de experiências e a articulação de ações comuns; pois, como lembra Leonardo Boff,- Nenhuma sociedade subsiste sem desenhar para si um horizonte de esperança e expectativa . 



As entidades que compõem a coordenação do 1º Encontro dos Movimentos Sociais de Tarauacá são:O Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sinteac, Sindicatos dos Servidores Municipais de Tarauacá-Sintar, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais-STR, União Municipal das Associações de Moradores de Tarauacá-Umam, União Municipal dos Estudantes-Umes, União Taraucaense de Mulheres-Utm, União da Juventude Socialista-Ujs, Pastoral da Criança. Organização dos povos indígenas de Tarauacá-Opitar.
Além das entidades, o encontro contará com a presença de diversos secretários de Estado e poderes publico do município.
Serão discutidos no encontro os seguintes eixos temáticos: 

1. Movimento Social e Participação Popular;
2. Desenvolvimento sustentável, inclusão social e produtiva;
3. Princípios e valores, direitos humanos, combate a violência e luta pela paz;
4. Poder político e democracia.


A coordenação do encontro afirma que o objetivo final do encontro é a criação de um fórum permanente da sociedade civil organizada que deve ser supra partidário e que visa exclusivamente zelar pelos direitos do povo de Tarauacá.
Segundo o professor Sérgio Aragão - Presidente da União Municipal de Moradores, "precisamos unificar nossas lutas, mobilizar o povo e lutar por uma vida melhor" "Quem não exerce sua cidadania...não é cidadão...apenas existe..." finalizou o dirigente.
No final do encontro será publicada A CARTA DE TARAUACÁfruto das discussões do encontro.

BLOG DO ACCIOLY

Nenhum comentário: